

Já pensou no que acontece quando deita medicamentos no lixo comum ou na sanita? Pode parecer inofensivo, mas os impactos são devastadores. A contaminação do solo e da água, a ameaça à vida aquática e o aumento da resistência aos antibióticos são apenas algumas das consequências. A solução? Entregar os seus medicamentos e embalagens vazias na farmácia, onde a VALORMED garante o tratamento adequado destes resíduos. Saiba tudo neste artigo!
Muitas pessoas desconhecem as consequências de deitar medicamentos fora da validade no lixo ou de os despejar na sanita. De facto, esta prática pode ter efeitos muito negativos:
A boa notícia? Tudo isto pode ser evitado com um gesto simples: entregar os medicamentos e embalagens vazias na farmácia.
A VALORMED é a entidade responsável pela recolha e tratamento de resíduos de medicamentos e embalagens. Criada em 1999, esta organização sem fins lucrativos tem um papel fundamental na sustentabilidade do setor farmacêutico.
Desta forma, o objetivo da VALORMED é garantir que os resíduos são geridos de forma segura, evitando que contaminem o meio ambiente ou representem riscos para a saúde pública. Pode saber mais sobre a Valormed aqui.
A gestão dos resíduos farmacêuticos através da VALORMED segue um processo rigoroso:
As Farmácias Correia Rosa são um ponto de recolha autorizado da VALORMED em Caldas da Rainha. Faça parte da solução e traga os seus resíduos para terem um destino correto!
É fundamental saber quais os resíduos que devem ser colocados no contentor da VALORMED. Consulte a tabela abaixo:
Caso tenha dúvidas sobre o destino de outros resíduos, pergunte na sua farmácia.
Para evitar o desperdício e o risco de acumulação de medicamentos fora do prazo de validade, siga estas recomendações:
As ampolas dos medicamentos, assim como os blisters, bisnagas e frascos, etc., cheios, vazios ou contendo restos, devem ser entregues nos contentores VALORMED e nunca nos ecopontos.
As cartonagens e restos dos medicamentos e produtos de uso veterinário administrados aos animais domésticos também podem ser entregues nos pontos de recolha VALORMED, desde que tenham sido adquiridos em farmácias.
Os materiais usados no acondicionamento e embalagem dos medicamentos contêm resíduos das substâncias utilizadas no seu fabrico, pelo que, prejudicam o ambiente se forem eliminadas no lixo comum.
Não, as lentes de contacto não podem ser depositadas nos contentores VALORMED.
Apenas medicamentos sujeitos ou não a receita médica de uso humano e medicamentos e produtos de uso veterinário adquiridos nas farmácias podem ser depositados nos contentores VALORMED.
Nos contentores da VALORMED não se podem depositar agulhas e/ou seringas com agulhas. Contudo, podem ser depositadas seringas, desde que a agulha seja previamente retirada.
Se assim não fizer, o risco de acidente por picada é elevado, colocando em causa a segurança das pessoas que ao longo da cadeia manuseiam os contentores.
Não, não devem ser levados para as farmácias, pois não são medicamentos e, por isso, não podem nem devem ser depositados nos contentores VALORMED.
O âmbito de gestão da VALORMED apenas abrange as embalagens e medicamentos de uso humano ou animal que já não são utilizados ou estão fora de prazo que foram adquiridos nas farmácias.
Nem todas, mas as Farmácias Correia Rosa são um ponto de recolha em Caldas da Rainha.
Não, este serviço é gratuito para os utentes.
Como descartamos os medicamentos tem um impacto direto na nossa saúde e no planeta. De facto, o descarte incorreto pode levar à contaminação da água e do solo, afetando ecossistemas e contribuindo para problemas como a resistência antimicrobiana.
A solução está ao alcance de todos: entregar os medicamentos e embalagens vazias nas farmácias aderentes à VALORMED. Nas Farmácias Correia Rosa, este serviço está disponível para que, juntos, possamos construir um futuro mais sustentável. Cuide de si e do planeta, nós ajudamos!