Unidade de Apoio ao Hipertenso
As farmácias Caldense, Rosa e Santa Catarina são unidades de apoio ao hipertenso. Desta forma, disponibilizam a médicos e utentes das Caldas da Rainha, o acesso às mais modernas tecnologias de monitorização da pressão arterial. Conte connosco para controlar a sua pressão arterial!
A hipertensão arterial não se sente, mede-se!
A expressão “tensão arterial” diz respeito à pressão que o sangue faz na parede das artérias por onde circula, paredes que por isso ficam sob tensão, distendidas pela pressão do sangue. A pressão arterial “máxima e mínima” (ou “sistólica e diastólica”) refere-se ao valor máximo alcançado com a contração do coração (sístole) e ao valor mínimo quando o coração a seguir se distende e relaxa (diástole).
A hipertensão arterial não se sente, mede-se! Quer isto dizer que a pressão pode estar alta sem se sentir nada, e por outro lado, pode-se estar nervoso, “sob tensão”, e ter a tensão arterial normal.
Os nossos serviços UAH
O que preciso de saber?
Ao medir a pressão arterial no consultório, os valores medidos podem ser superiores aos reais devido ao efeito de alerta provocado pela presença do médico/enfermeiro, denominado “efeito bata branca”. Ao medir a pressão arterial nas farmácias Caldense, Rosa e Santa Catarina, o efeito bata branca é anulado e a pressão arterial medida corresponderá à sua pressão arterial real.
As farmácias Caldense, Rosa e Santa Catarina são agora uma UAH (Unidade de Apoio ao Hipertenso), em que a medição da pressão arterial é feita com um dispositivo automatizado e sem a presença de qualquer profissional, de acordo com um protocolo. Após 5 minutos de repouso no gabinete de utente das farmácias Correia Rosa, o dispositivo faz 3 medições com intervalos de 1 minuto e calcula a média dessas medições. A pressão medida desta forma é denominada de Medição Automatizada da Pressão Arterial.
Nas farmácias Caldense, Rosa e Santa Catarina o serviço de medição automatizada da pressão arterial e frequência cardíaca tem o custo de 2€ *. No caso da MAPA de 48h o preço é 39€.
*condições especiais para cartão cliente
É aconselhável fazer o agendamento da medição da pressão arterial e/ou da MAPA, de forma a garantirmos um atendimento mais rápido e personalizado.
Ao fazer uma MAPA (medicação ambulatória da pressão arterial) de 48h, pode confirmar um diagnóstico de hipertensão arterial e ainda saber qual o risco de vir a sofrer um acidente cardiovascular fatal ou não fatal nos próximos 5 anos.
Sabemos que andar um medidor de pressão arterial durante 48h pode ser um pouco desconfortável. Por essa razão, seria de esperar que, existindo a possibilidade de o fazer apenas durante 24h, seria esse o exame a escolher! Contudo, existem estudos que demonstram que a MAPA de 24h tem algumas limitações, tais como:
- como as medições são feitas a cada 20 minutos, durante 24h, são realizadas 72 medições, ao passo que, na MAPA de 48h, as medições são de hora a hora. Assim, fazem-se apenas 48 medições durante todo o exame. Desta forma, o incómodo causado é maior quando fazemos uma MAPA de 24h.
- apesar de serem feitas mais medições na MAPA de 24h, como só avaliamos um dia, não conseguimos estabelecer um padrão diário da vida do utente. Assim sendo, apesar de termos menos valores medidos na MAPA de 48h, temos uma ideia mais fiável de como variam os valores da pressão arterial ao longo do dia.
Para mais informações, consulte este documento e entre em connosco connosco.
Após a confirmação do diagnóstico de hipertensão, está recomenda a aquisição de um medidor semi-automático para fazer a medição periódica da pressão arterial em sua casa. Esta medição tem duas grandes vantagens: permite-lhe estar envolvido na gestão da doença e aumenta a adesão à terapêutica. Para além disso, sempre que for a uma consulta do seu médico assistente, deverá levar um registo feito na semana anterior.
O protocolo de auto medição da pressão arterial indica que deve fazer 3 medições de manhã e 3 à noite intervaladas de 1 a 2 minutos, durante 5 dias seguidos. Registe os valores medidos no folheto disponibilizado pelas farmácias Correia Rosa ou pelo seu médico ou enfermeiro. Atualmente, já existem medidores que permitem descarregar os valores obtidos em cada medição para o seu smartphone através de bluetooth, saiba mais connosco!
Existem diferentes medidores para medir a pressão arterial: com manga de braço, de pulso ou de dedo. Geralmente, os medidores com manga de braço (braçadeira) são os mais fiáveis. Caso necessite de comprar um medidor de pressão arterial, aconselhamos que consulte o site da OMRON, a marca de confiança das farmácias Correia Rosa na área da mediação da pressão arterial.
Guia de compra de monitor de pressão arterial
Para mais informações, conte connosco!
Antes de medir a pressão arterial, deverá descansar durante 5 minutos, não beber café nos 30 minutos anteriores à medição e ainda não estar com vontade de ir ao WC. Deverá estar na posição sentada, com as pernas destraçadas e pés apoiados no chão e com o antebraço completamente apoiado na mesa e virado para cima. Durante a medição deverá estar descontraído e manter o silêncio.
Deverá verificar as especificações do seu equipamento de medição já que a posição da manga pode variar de acordo com o equipamento. Regra geral, no caso de uma braçadeira, esta deverá ser ajustada sem estar demasiado apertada no braço não dominante (exceto situações específicas como mastectomia, esvaziamento ganglionar prévio…) cerca de 2 cm acima da dobra do cotovelo com o fio virado para cima. Nas farmácias Correia Rosa, encontra dispositivos que possuem uma tecnologia que permite obter resultados fiáveis mesmo que a manga não esteja bem colocada.
Segundo as guidelines da Direcção Geral de Saúde os valores normais situam-se entre 120-129 e/ou 80-84 mmHg. Contudo, deverá ser o médico que acompanha a sua situação clínica a definir quais os valores mais adequados para si.
Após um resultado de pressão arterial elevado, os profissionais das farmácias Correia Rosa, encaminham o utente para o seu médico assistente para que este possa avaliar a necessidade de se fazerem exames complementares como a MAPA de 48h, de forma a chegar a um diagnóstico.