Medição da Glicémia
Dá-se o nome de glicémia à quantidade de açúcar no sangue. Ao aumento excessivo da glicémia, chama-se hipérglicemia. Fazer a medição da glicémia em jejum e após as refeições é importante para prevenir o aparecimento da diabetes, e para diabéticos diagnosticados, para monitorizar a doença.
Qual a importância?
O que preciso de saber?
Nas farmácias Caldense, Rosa, e Santa Catarina realizamos a medição da glicémia através da recolha de sangue num capilar sanguíneo. Desta forma, é mais cómodo e menos doloroso já que precisamos apenas de picar o dedo para obter uma amostra de sangue.
Os valores de glicémia são obtidos poucos segundos após a realização da medição. Os mesmos serão registados na ficha de cliente e em papel.
De acordo com a Federação Internacional da Diabetes, os intervalos recomendados de glicose no sangue são:
- em jejum: menos de 115 mg/dL
- 2h após as refeições: menos de 160 mg/dL
Não deve ter valores inferiores a 70 mg/dL em nenhuma altura do dia. Quando os valores estão abaixo de 70 mg/dL, falamos de hipoglicemia ou “baixa de açúcar”, uma situação que pode ser perigosa e é de evitar.
Contudo, os valores alvo de glicémia deverão ser sempre definidos individualmente e em conjunto com o seu médico e/ ou enfermeiro.
Para medir glicémia o mais aconselhado é estar pelo menos 8h de jejum. No entanto é possível medir sem ser em jejum, usando para tal o referencial adequado.
Para garantirmos o tempo necessário para a medição e análise dos resultados, recomendamos a marcação do serviço.
Este teste tem o custo de 4€ (condições especiais para cartão cliente).