Programa Solidário Abem
Todos os dias, ao balcão das farmácias Correia Rosa, presenciamos situações em que o utente não pode levar o tratamento que lhe foi prescrito.
Na maioria das situações, não há capacidade financeira para o fazer. Noutros casos, fazem-se escolhas dos medicamentos “mais essenciais” em detrimento de outros para que o orçamento familiar chegue para todas as despesas.
A longo prazo, estas escolhas têm um impacto na saúde destes utentes e na saúde de cada um de nós. E por quê? Porque estes utentes vão ficar com as suas situações clínicas descompensadas, obrigando-os a socorrerem-se nas urgências do SNS, sobrecarregando um sistema que já se encontra no limite.
Desta forma, as farmácias Correia Rosa juntaram-se à Dignitude e aderiram ao programa solidário Abem.
O abem é o primeiro programa solidário da Associação Dignitude, uma instituição particular de solidariedade social, que nasce da parceria entre o setor social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o setor da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Este programa tem a missão de desenvolver projetos solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.
O que podemos fazer?
O que preciso de saber?
A Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de associação, sem fins lucrativos. A principal missão da Dignitude é desenvolver programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.
O Programa abem é o primeiro programa dinamizado pela Associação Dignitude. Este programa pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento, motivados pelo atual contexto socioeconómico.
São beneficiários do abem os indivíduos carenciados, sem capacidade económica para comprar os seus medicamentos. Para além disso, pretende-se também abranger os casos de carência económica inesperada, decorrentes de situações de desemprego repentino ou de confronto com doença incapacitante.
A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos de forma 100% comparticipada. Pode fazê-lo em qualquer farmácia do país, sem mais burocracias e com a dignidade que merece.
É um fundo constituído por todos os donativos. Todos os donativos são canalizados para o Fundo Solidário que é apenas utilizado para a comparticipação dos medicamentos prescritos aos beneficiários abem.
Sim! Pode fazer um donativo à Associação Dignitude, tornar-se um amigo ou empresa Abem e doar multas ou coimas.