A Farmácia Vai à Escola
A aquisição de hábitos e conceitos para um estilo de vida saudável deve começar desde cedo, quer em casa, quer no ambiente escolar. Acreditamos que assim, se torna mais fácil e intuitiva a sua integração futura na vida quotidiana.
Por esta razão, e conscientes da importância da intervenção do farmacêutico na comunidade, as farmácias Correia Rosa (Farmácia Caldense, Farmácia Rosa e Farmácia Santa Catarina) criaram, no ano 2002, um projeto hoje denominado ‘A Farmácia vai à Escola’. A missão deste projeto é intervir precocemente na educação e promoção da saúde nas escolas.
Este projeto consiste na realização de ações de sensibilização sobre os mais variados temas, destinadas ao pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico de diversas escolas do concelho de Caldas da Rainha e Óbidos, visando sempre a educação para a saúde. Conforme o solicitado pelas escolas, poderão também ser feitas apresentações para o 2º e 3º ciclo, ensino secundário e Universidade Sénior.
Numa altura em que a pandemia COVID19 nos mostrou o quão importante é a saúde na vida de todos, mantém-se a pertinência deste projeto. Já em 1948, a Organização Mundial da Saúde definia o conceito de saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas como a ausência de infeções ou enfermidades”.
Acreditamos no nosso papel enquanto farmacêuticos e profissionais de saúde na divulgação deste conceito tão amplo e tão vital para todos, especialmente para as crianças, que são o nosso futuro!
A intervenção na saúde pública é uma das competências consideradas pela Ordem dos Farmacêuticos na área da Farmácia Comunitária: o farmacêutico deverá desenvolver atividades de cuidados preventivos que promovam a saúde pública e previnam a doença, e fornecer materiais educacionais para a gestão da saúde, bem como desenvolver programas de promoção da saúde e prevenção da doença, que sejam aplicáveis a todas as populações, grupos etários e níveis de literacia em saúde.
O primeiro tema abordado foi a Higiene Oral, mas mais tarde, em 2013, alargou-se o leque de temas e escolas abrangidas pelas ações de formação, e deu-se nome ao projeto – ‘A Farmácia vai à Escola’. Este é, então, um projeto de Promoção da Saúde, que tem crescido e se tem mantido sustentável, desde há vinte anos.
O que preciso de saber?
A Missão do projeto é simples – consiste na apresentação de temas relacionados com saúde e bem-estar às crianças, de forma simples e educativa. As sessões aliam a diversão à aprendizagem, minimizando o medo do profissional de saúde e da ‘bata branca’. Desta forma, contribuímos para o aumento da literacia e para a promoção da saúde junto dos mais novos, que por sua vez influenciarão os mais crescidos e as futuras gerações.
Os destinatários do projeto são alunos e respetivos professores: são feitas sessões de formação a turmas do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos.
Os locais de realização das sessões são as escolas aderentes ao programa, pertencentes aos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos.
As sessões têm, aproximadamente, a duração de 1 hora.
- Sensibilizar as escolas (alunos, professores e toda a comunidade educativa) para a importância da literacia em saúde;
- Transmitir conhecimento focado na resolução de problemas minor em saúde;
- Dotar as crianças de gosto e à-vontade para discutir e debater temas relacionados com a área da saúde e bem-estar;
- Desmistificar possíveis ideias pré-concebidas, encontradas em redes sociais e plataformas de pesquisa “tipo google”, sobre temas da área da saúde, dando oportunidade aos alunos e professores de adquirir conhecimentos junto de um profissional de saúde habilitado para o efeito;
- Promover estilos de vida saudáveis junto dos mais novos;
- Dar visibilidade à farmácia, à profissão farmacêutica e ao seu papel na sociedade;
- Integrar a farmácia na comunidade que serve, funcionando como agentes de saúde pública e de educação para a saúde.
Módulo I – Cuidar do Corpo e da Mente
- Alimentação Saudável
- Cuidados com o corpo
- Cuidados com a postura
- O amargo do açúcar
- Saúde Oral
- O Sono
- Primeiros Socorros
- Ossos e Músculos
Módulo II – Patologias na infância
- Diabetes infantil
- Nutrição e obesidade infantil
- Pele atópica
Módulo III – Sazonais
- Cuidados com o sol
- Piolhos
- O sistema respiratório (gripes e constipações)
- COVID-19
Módulo IV – O mundo dos medicamentos
- Segurança no uso de medicamentos
- Vacinas
- Valormed
2002 – Primeiras sessões sobre o tema Higiene Oral e Cuidados com o Sol, em escolas da vila de Santa Catarina e Caldas da Rainha.
2013 – Criação do projeto ‘A Farmácia vai à Escola’. Início da colaboração regular com escolas de Caldas da Rainha. Aumento do leque de temas disponíveis. Calendarização, por ano letivo, das sessões apresentadas em cada escola. Intervenção no pré-escolar e 1º ciclo.
2017 – Participação no Congresso Nacional dos Farmacêuticos, com um poster onde se ilustrou o impacto da sessão de sensibilização ‘O Sono’, em três escolas do concelho de Caldas da Rainha.
Idealização e criação do logotipo do projeto.
Confirmação do interesse estratégico do projeto na gestão do grupo de Farmácias Correia Rosa.
2018 – Convite da Universidade Sénior de Caldas da Rainha para colaborarmos com uma apresentação sobre ‘Segurança no uso dos Medicamentos’.
Realização de sessões em conjunto com o ginásio parceiro do Grupo Correia Rosa ‘Balance Club’, com sessões realizadas por fisioterapeutas, dando resposta a temas como ‘Ossos e Músculos’ e ‘Cuidados com a Postura’.
2020/2021 – Adaptação do projeto ao ensino à distância, com sessões do ‘A Farmácia vai à Escola’ em versão online, resultante do contexto de pandemia.
Sessão na escola da Ribafria (Agrupamento de Escolas da Benedita), em colaboração com o projeto Vila Saúda, da Associação Nacional de Farmácias.
2021/2022 – Alargamento do projeto a mais escolas de Caldas da Rainha e Óbidos, e aos 2º e 3 º ciclos. Envolvimento de mais colaboradores no projeto, a fim de responder às necessidades do mesmo.
2022/2023- Reformulação logística do projecto com calendarização por períodos lectivos.
Ao longo dos anos, ‘A Farmácia vai à Escola’ tem vindo a crescer, chegando a mais escolas e a mais alunos, diversificando o nível escolar a quem se destina, aumentando o leque de temas disponíveis e ampliando, inclusive, a sua equipa. Não temos dúvidas do valor inegável deste projeto e do seu potencial de crescimento não só a nível regional, como também a nível nacional. Porque as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, e o futuro quer-se com saúde e bem-estar, a todos os níveis.
Basta entrar em contato connosco.