leaf1 leaf2 leaf3 leaf4 leaf5 leaf6 leaf7 leaf8 leaf9 leaf10
center
Logotipo das Farmácias Correia Rosa nas Caldas da Rainha

Agulhão

Sabia que, anualmente, são vendidas em Portugal mais de 250 milhões de seringas e agulhas?

Para além disso, as agulhas/seringas utilizadas pelos doentes, em domicílio, não são consideradas resíduos hospitalares (pelo que a sua gestão é da responsabilidade dos fabricantes).  Não podendo ser entregues nas farmácias, hospitais ou centros de saúde, estes resíduos, acabam, por isso, no lixo doméstico. 

SERINGAS E AGULHAS USADAS

Qual a solução?

O projeto "Seringas só no Agulhão", criado pela Associação de Farmácias de Portugal, foi implementado nas farmácias Correia Rosa no início de 2023.
Pessoas com diabetes e/ou utentes que utilizam medicamentos injetáveis.
AGULHÃO

O que preciso de saber?

Sendo que até agora muitos destes resíduos acabavam no lixo comum, este é um projeto que tem um forte impacto na sociedade.

De facto, ao colocar as agulhas e seringas usadas no agulhão, está a proteger a saúde pública e o ambiente. Para além disso, está a diminuir o risco dos operadores envolvidos na recolha, manipulação e separação e triagem do lixo.

Adicionalmente, se colocar as seringas no lixo normal, está a contaminar os solos, havendo impacto nos hortícolas e animais ou, até mesmo, contribuir para a propagação de doenças. 

De forma, a facilitar o tratamento correto dos materiais cortantes, deve trazer este material num recipiente já separado de outros materiais (exemplo: as canetas de insulina devem ser separadas das agulhas já que estas vão para o contentor Valormed).

Para além disso, o recipiente deve ser de fácil abertura, de forma, a conseguir despejar facilmente o seu conteúdo para o contentor Agulhão. 

Este serviço é totalmente gratuito para o utente e não necessita de marcação. 

× Olá. Como podemos ajudar?